O escritor e blogueiro Sérgio Rodrigues publica hoje no Prosa & Verso umha réplica ao artigo de Flora Süssekind de sábado passado, no qual era um dos três críticos directamente aludidos. Analisa nessa réplica o papel da crítica universitária, responsabilizando-a em boa medida polo seu próprio isolamento e por o pensamento crítico andar «um tanto anémico».

Após realizar um negativo balanço do papel dos estudos culturais (em confluência com o pensamento de Harold Bloom) cuja predomináncia na universidade «transformou em truísmo a ideia de que a literatura como a conhecemos é apenas um instrumento de dominação de classe», o artigo defende o estudo e conhecimento da tradiçom literária e da "especificidade do literário", face à embestida da professora Süssekind contra o connservadorismo e o beletrismo.


as novidades mais instigantes dos últimos anos no campo das letras não partiram de “despossuídos” nem de “refundadores”, mas de escritores imersos até o último fio de cabelo em cultura literária, como Roberto Bolaño, W.G. Sebald, Enrique Vila-Matas, Pierre Michon e David Foster Wallace. Conservadores ou heróis da resistência? E como explicar uma coisa dessas?

0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

 










Blogger Template by Blogcrowds.