Marcel Reich-Ranicki fizo onte 90 anos e vários jornais e blogues dérom informaçom sobre este crítico literário, um dos mais conhecidos da Alemanha. Veja-se, por exemplo, a notícia do portal Deutsche Welle.

Ganhador do Prémio Goethe 2002, e conhecido como "o papa da literatura", Reich-Ranicki tornou-se popular na Alemanha polas suas intervenções no programa Literarisches Quartett (Quarteto Literário), do canal televisivo ZDF, no qual el e outros três críticos (o quarteto) debatiam a respeito de um livro. Este pograma foi emitido entre 1988 e 2001 e nel fôrom debatidos cerca de 400 livros. Posteriormente conduziu em solitário o programa, também sobre literatura, Solo. A sua fama é devida à forma mordaz e colérica de expor as suas críticas negativas e às suas polémicas com escritores como Günter Grass ou Martin Walser.

Em 2002 iniciou a selecçom e coordenaçom da ediçom dumha proposta de cánone da literatura alemã.

Em 2008 foi-lhe concedido o Prémio da TV Alemã pola sua trajectoria mas recusou-no na cerimónia de entrega, transmitida em directo, criticando a degradaçom da programaçom televisiva.


0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

 










Blogger Template by Blogcrowds.